Mudança no formado do repo
Pessoal, eu estava conversando com um amigo meu, e chegamos à conclusão de que talvez essa tabela não seja o melhor formato para o repo.
Além dela limitar muito a quantidade de informação que podemos abordar em cada linguagem, ela também vai acabar se tornando muito extensa à medida que for sendo preenchida.
Por isso, estava pensando em tentarmos criar um novo formato para trabalharmos esse conteúdo.
Se pararmos para pensar, as linguagens de programação são nada mais que ferramentas utilizadas para resolver determinados tipos específicos de problemas.
O que acha de criarmos um esquema de pastas e subpastas focadas no problema, e não na linguagem?
Ex.:
-Quero ser um desenvolvedor web
-Quero ser um desenvolvedor front-end
-Javascript
-Quero ser um desenvolvedor back-end
-PHP
-Java
-.NET
E assim por diante...
Podemos inclusive, dentro desse mesmo esquema subdividir em categorias (site institucional, ecommerce, webapp), e ir indicando as linguagens corretas para resolver aquele problema em específico.
O que acham?
Lembrando que é apenas uma sugestão que pode ser melhor trabalhada para chegarmos no melhor formato.
@mathvbarone Achei interessante a ideia, de fato a linguagem de programação é apenas um ferramenta para solucionar um problema. Mas, na minha opinião, seria legal manter a tabela com as vantagens e desvantagens de cada linguagem de forma bem resumida, pois cada uma tem um propósito específico com seus prós e contras. Poderia criar um readme.md dentro de uma pasta contendo a tabela por exemplo. Aí nesse caso, ficaria apenas um link no readme.md principal do repo para a tabela.
Acho que ficaria melhor uma pasta para cada linguagem, dentro de cada pasta um arquivo para os prós, e outro para os contras. O exemplo dado na proposta pode gerar muita informação duplicada, visto que possuem linguagens que podem se enquadrar em mais de um grupo de uso.
Ex.: Javascript, que pode ser utilizada no front e agora no back também
Concordo com os pontos abordados.
Poderíamos criar arquivos default para as linguagens, e as pessoas teriam acesso ao link para esses arquivos quando chegassem na linguagem através da proposta abordada, o que acham?.
concordo especificamente com esse ponto tocado pelo @wilsonjuniorwj
Mas, na minha opinião, seria legal manter a tabela com as vantagens e desvantagens de cada linguagem de forma bem resumida, pois cada uma tem um propósito específico com seus prós e contras.
Quanto a ideia por inteiro, achei MUITO interessante
@rafaels88 Acho que uma boa discussão para o repositório seria essa, uma nova organização para o mesmo, já que estamos crescendo. ;)
@mathvbarone Acho que poderíamos colocar isso como um extra no repositório.
@GiovanniSM20 e @wilsonjuniorwj o problema da tabela é que precisa ser definido o que é pró e o que é contra, e assim chegarmos no comparativo entre cada linguagem. Enquanto isso não for definido, ela vai acabar sendo baseada em opinião pessoal, que é exatamente o oposto do que queremos com esse repositório.
Por isso que propus a ideia de focarmos mais no problema que na linguagem em si, pois assim podemos abordar a mesma linguagem, em situações diferentes.
Exemplo: Utilizar Vanilla JS para sites institucionais, Framework Js para SPA'S, e Node JS no back-end, são formas completamente distintas de se usar a mesma linguagem, no caso o Javascript.
Pessoal, encontrei esse repositório com um formato bem parecido com o que pretendemos. O que acham de seguirmos esse mesmo padrão?
@mathvbarone Parece que é auto gerado
@mathvbarone Não sei se mais alguém teve o mesmo problema, mas quando cliquei no "este repositório", ele abriu um top programming languages do GitHub (fechei a issue sem querer)
@denisrudnei e @GiovanniSM20 vocês tem razão, não sabia que era uma lista dinâmica.
No entanto eu gostei do formato em si...é uma grande lista de linguagens, e ao entrar em cada opção a pessoa tem a chance de conhecer a fundo a linguagem escolhida.
Eu acho essa abordagem interessante.
Dai no caso teríamos a tabela como um comparativo, e a listagem com um conteúdo mais avançado.
Exatamente @mathvbarone